O mal da graduação de final de ano no jiu jitsu.

O papo hoje é sobre o mal da graduação de final de ano no jiu jitsu.

Fala pessoal, Fabio Gurgel aqui de novo.

Dezembro começando, o ano  de competições praticamente encerrado a gente tem apenas agora o mundial NOGI que acontece nos dias 14 e 15, mas o que
a gente vê mais em Dezembro são as famosas graduações de final de ano ou seja o mal da graduação de final de ano no jiu jitsu.

E é sobre isso, sobre esse assunto tão importante que eu queria debater com vocês nesse texto, eu já me posicionei aqui em alguns outros posts passados a respeito
de como eu acredito que deva ser graduação, e o porquê a graduação no jiu jitsu vem sendo feita dessa maneira mas eu queria fazer esse texto exclusivamente para falar nesse assunto.

Porque eu acho que esse assunto esta ligado a outros problemas que o jiu jitsu enfrenta e talvez se os professores começassem a se conscientizar de que essa festa tão legal de final de ano não precisa ser em torno da graduação seria um grande benefício para a organização das escolas de jiu jitsu no Brasil inteiro, o que acontece na grande maioria das academias ainda é essa grande festa de final de ano, o professor vai lá, e aí obviamente tem que separar professores e professores, tem professor que independente da evolução do aluno independente de qualquer coisa ele quer fazer um volume gigante ali de graduações, cobra a graduação de todo mundo independente de qualquer coisa faz uma grande festa que é conhecido como 13º salário do professor o que no meu entender é uma desonestidade com o aluno, o aluno não foi avaliado propriamente, o aluno não teve de repente um mérito, apenas o cara está ali é pagante da mensalidade e ganha faixa de uma forma que traz pouco peso, pouca importância para uma conquista tão legal.

É claro que tem professores que são muito mais criteriosos e que embora façam o sistema que eu acho equivocado tem uma preocupação real de graduar apenas aquelas pessoas que que merecem embora essa tarefa seja muito difícil e eu vou falar disso um pouco mais à frente do texto mas tem professores que são realmente corretos na avaliação e são cuidadosos principalmente nessa avaliação mas meu ponto principal é o seguinte: o nosso aluno ele deveria saber onde ele está dentro do processo e deveria ser graduado pelo mérito próprio pelo esforço próprio e individual dele e não junto com um monte de gente porque isso tira o valor do esforço daquele aluno em se graduar a então o ideal é que os alunos saibam onde estão e o que eles têm que fazer para atingir aquele momento de serem examinados para ver se eles têm capacidade  de passar  para a próxima faixa e quando eu falo ser examinado é porque tem que existir e ai a importância da graduação e onde ela está ligada dentro de todo o sistema que faz uma academia ter sucesso é a graduação tem que estar ligada diretamente no método de ensino, porque se eu tenho um método de ensino e se  eu sei que eu ensino para o meu aluno todas aquelas técnicas eu consigo avaliá-lo de uma forma correta e coerente.

Agora se eu não tenho um método de ensino e eu chego lá na minha academia e eu ensino a posição que eu quero do dia que eu tô a fim de ensinar isso vai virando um bolo de técnicas sem conexão uma com as outras e aí depois no final eu quero avaliar o aluno em todos os fundamentos do jiu jitsu mas como como eu posso avaliar ele em todos os fundamentos se eu não ensino todos os fundamentos nas aulas que eu dou muitas vezes porque eu esqueço porque se eu não tiver um guia para a seguir a tendência é que eu faça sempre e mostre sempre pro meu aluno as posições que eu pratico mais que eu gosto mais fazer o que eu sei que sei que são eficientes e que eu domino todo o cenário e isso vai tornando um monte de alunos simplesmente  com a quantidade limitada de informação porque é só o que eu gosto de fazer ao invés de eu ter um jiu jitsu ensinado de uma forma muito mais abrangente independente se eu gosto de fazer aquela técnica ou não meu aluno precisa saber e se ela estiver no meu programa eu vou ensinar, eu preciso de um programa de aulas, se não tiver um programa de aula a minha graduação nunca vai ser justa porque ela vai ter que ser baseada em performance e fazer  uma avaliação em performance não é justo com o aluno porque imagina se eu tiver que graduar os meus alunos baseado na performance dos meus atletas (é isso que acontece na maioria dos casos por isso o mal da graduação de final de ano no jiu jitsu.) que são melhores faixas azuis, roxas, marrons independente de que faixa eles estejam, eu posso querer julgar o meu aluno no melhor atleta que eu tenho, na intenção na doce ilusão de que você vai colocar uma barra muito alta de qualidade na sua academia mas não é isso que faz a qualidade da sua academia.

Isso faz com que os alunos saiam da sua academia isso faz com que seu numero de alunos se encolha porque você tá botando a barra muito alta e ele não consegue evoluir, então quando você constrói método de ensino de todo o mundo têm a possibilidade de no seu tempo e na sua evolução se graduarem, ele sabe exatamente o que eles precisam fazer para chegar àquele ponto de graduação o teu processo é muito mais justo e você vai fazer com que muito mais gente chegue e evolua dentro do jiu jitsu dentro da sua academia o que conseqüentemente te trás  uma base muito maior de alunos que podem eventualmente avançar e ser um grande atleta do mais alto nível, mas se você jogar essa barra em cima de cara é como eu costumo costumo dar o exemplo na minha academia que eu só graduasse às pessoas que tivessem o o nível e a perfeição do movimento do Michael Langhi ninguém ia ser graduado, ia ficar todo mundo parado lá e as pessoas iam se desmotivar e ir embora né não é assim que deve funcionar você deve respeitar  o processo individual de cada um e por
isso o exame de faixa tão importante para que você possa avaliá-lo e como você avalia ele você está dizendo para ele  caso ele não seja aprovado que o seu processo é um processo justo e que ele tem que estudar mais aquela matéria e se ele quiser se graduar.

Graduar todo mundo ao mesmo tempo só pela festa me parece um tiro no pé, me parece um movimento muito ruim se você quer construir de fato uma escola de jiu jitsu você acaba imaginando que você tá segurando o aluno porque está ganhando aquela faixa na verdade está expulsando a maioria deles porque o seu processo é um processo que não é justo às vezes o cara vai ganhar a faixa, junto com cara que não se dedicou metade do que ele se dedicou às vezes o cara que vai ganhar a faixa sabe que não se dedicou nem metade do que o outro se dedicou então a tua faixa vai perdendo valor a tua graduação vai perdendo valor e eu acho que uma das coisas mais importantes que uma escola e para um professor é o seu legado, quem são os as pessoas que se graduaram na tua mão quem quem são as pessoas que você o fato formou isso é o que vai dizer quem é você como professor de jiu jitsu eu acho que o processo de graduação deveria ser muito mais cuidado do que ele é hoje por isso chamo de o mal da graduação de final de ano no jiu jitsu.

Se você tiver uma uma graduação por uma  avaliação individual você vai ter gente se graduando na sua academia o ano inteiro é esse e se essa sensação de festa  das pessoas felizes que você durante um dia do ano ou dois as vezes pessoas fazem duas graduações se vai ter toda semana na sua academia pessoa e se graduando em atingindo os seus objetivos e
conquistando a a as faixas pela evolução própria individual para isso você precisa ter simplesmente um método de ensino a seguir para que você possa avaliar aquele aluno dentro de um método e um exame de faixa compatível com aquele método seu aluno vai ficar muito feliz de ser graduado dentro de um sistema que ele sabe que ele merece e você vai parar de ter alunos que as vezes se graduam sem achar que merecem ou o que não se gradue ficou extremamente chateados com o professor que não deu a faixa pra ele porque eles começam a se
julgar capazes esse é um outro ponto quem a única pessoa capaz de graduar em qualquer circunstância é o professor o aluno não tem que achar que agora se você tem um de ensino acabou essa discussão porque vocês você e o aluno vão achar juntos que está na fase de de ser testado pelo menos né e aí cabe claro que a palavra final o professor se ele vai graduar aquele aluno ou não você pode testar o aluno e não gradua-lo não tem nenhum problema e isso pode fazer parte da dinâmica da sua escola como faz da minha não é todo mundo que vai se sabe que é graduado né porém quando você tem uma aula boa uma equipe de professores que segue o método a chance daquele seu aluno ser graduado é grande o exame porque o exame é compatível com que você ensina isso traz para sua escola um benefício que você não tem idéia e eu estou falando isso porque eu já tive exatamente no lugar de quem está fazendo esses exames aí inclusive dentro da Alliance ainda  existem escolas que ainda estão nessa transição isso porque é uma cultura do jiu jitsu mas o fato de ser uma cultura do jiu jitsu não quer dizer que seja a maneira correta de fazer né eu estou te contando que depois que ocupei a minha academia cresceu eu tenho mais alunos meus alunos são mais felizes são mais conscientes e são melhores de jiu jitsu porque agora eles são avaliados dentro de um metro então é uma mudança que seria muito saudável se as academias de jiu jitsu pudesse fazer traria muito aluno pra dentro da academia e faria o processo ser muito mais justo para todo mundo então eu espero que é esse vídeo sirva de incentivo para as academias mas entendo que muitas pessoas não vão concordar vão continuar fazendo da maneira que estão fazendo e tudo bem também né mas se você puder deixar seu comentário aqui de como você acha de como você pensa o sistema de graduação ou o mal da graduação de final de ano no jiu jitsu.

Esse espaço aqui é sempre livre para os seus comentários concordando ou não com a minha posição

tá bom um forte abraço pra vocês

Fabio Gurgel