Jiu Jitsu olímpico, será?

Jiu Jitsu olímpico, será?

Uma das perguntas que mais escuto do publico em geral é quando o Jiu jitsu vai se tornar olímpico? isso era um sonho de todo atleta na minha época e ainda deve ser de muitos hoje, porém as pessoas que mais defendem o jiu jitsu na olimpíada geralmente são aquelas que são apenas praticantes e amantes da arte e que provavelmente não participariam de uma olimpíada caso ela acontecesse, amantes do jiu jitsu que ficariam felizes em ver nosso esporte com uma exposição mundial mas e as consequências disso, vocês já pararam para pensar?
O que é ser um esporte olímpico no Brasil? beneficiar talvez 20-30 atletas que disputariam as no máximo 10 vagas disponíveis  a cada 4 anos, e o resto? e as academias que hoje existem e se tornaram o negócio de tantos que escolheram viver do jiu jitsu? isso simplesmente terminaria por completo pois o comando do esporte iria para o governo, ministério dos esportes e todas as camadas da burocracia estatal que a cada dia se mostra mais ineficiente.

Imaginem um politico desses que temos por ai regulamentando nosso esporte e dizendo como ele deve funcionar sem jamais ter vestido um kimono ou ter dado uma suada no treino, é isso que acontece com tantos outros esportes principalmente os de arte marcial, quem são as pessoas bem sucedidas nesse projeto olímpico em outras artes marciais? quais academias sobreviveram a esse processo de estatização do esporte?

Hoje o jiu-jítsu tem muitas dificuldades e coisas a serem melhoradas porém nós é que decidimos o rumo de nosso esporte e principalmente de nossos negócios, só depende de nós o nosso sucesso ou fracasso e tenho convicção que transformaremos o jiu jitsu na arte marcial mais praticada do mundo em alguns anos.
Quanto aos nossos atletas eu não me preocuparia tanto pois eles hoje podem dar seminários e ganhar milhares de dólares ao ano ensinando e replicando suas experiências o que fortalece a corrente de aprendizado e bons exemplos criando ídolos para as próximas gerações e ajudando o jiu jitsu a se tornar cada vez mais uma possibilidade para quem quer se dedicar profissionalmente a ele.

E você como pensa? divida aqui sua opinião e compartilhe essa questão para que a comunidade do jiu jitsu debata as questões de interesse de todos.

Até a próxima, abs

Fabio Gurgel