Se você começou a ler esse texto você pode ser um aluno interessado em aprender ou um professor interessado em ensinar, nos dois casos acho que seria importante você ler esse texto até o final.
Talvez uma dos maiores dificuldades para o Jiu Jitsu crescer e atingir mais pessoas seja o inicio do processo, levar uma pessoa a experimentar algo novo já é por si só uma tarefa dificil, manter essa pessoa praticando é um desafio ainda maior.
Nossa vida corrida e atribulada faz com que muitas vezes não tenhamos tempo para nos dedicar a nossa saúde e lazer, porém outro fator e ao qual quero me ater nesse texto é a má experiência que muitas vezes nosso Jiu Jitsu proporciona a seus iniciantes.
As academias que hoje em estão no mercado e recebem novos alunos em sua maioria são lideradas por professores que aprenderam e se formaram na década de 90 onde o jiu Jitsu passava por um crescimento esportivo grande e onde a defesa pessoal foi colocada de lado.
A consequência disso foi que as academias se voltaram cada vez mais para a competição tornando assim o ambiente pouco amigável para um iniciante que tinha outro objetivo.
O resultado desse crescimento esportivo foi estranhamente o encolhimento do número de alunos das academias, quem queria competir era bem vindo e quem tinha outro objetivo era afastado.
As aulas perderam o sentido para os iniciantes.
Os professores só se sentiam valorizados ou reconhecidos quando produziam campeões nos torneios, esqueceram ou não entenderam que o reconhecimento do professor deve estar ligado ao impacto que ele cria na vida dos alunos, a competição é uma parte ínfima disso.
Há muitos anos atrás entendi que esse processo estava errado e comecei a me dedicar em como estruturar nossas aulas para privilegiar o faixa branca.
A primeira ação foi a de criar uma aula separada apenas para eles, sim parece óbvio mas não existia isso no Jiu Jitsu os alunos de diferentes níveis treinávamos todos juntos. Infelizmente isso ainda acontece bastante, em recente enquete em meu instagran 55% das pessoas responderam que não tem aula exclusiva para iniciantes na academia que elas treinam.
Na Alliance isso se tornou um diferencial e nossas academias começaram a crescer exponencialmente.
Desenvolvemos um método de ensino que cuida do aluno desde a primeira aula de forma que ele entenda todo o processo.
Separamos os níveis e treinamos nossos professores para que entreguem uma aula cada vez melhor aos iniciantes. Nosso método é revisitado e atualizado com frequência baseado nas melhores práticas em nossos academias ao redor do mundo.
Acabamos de lançar a atualização desse método só que dessa vez 100% online e aberta a todos os professores independente da escola que eles façam parte.
Junto com isso estamos lançando a hashtag #ENCAREUMFAIXABRANCA um movimento de conscientização de todos os professores e alunos da importância em se cuidar do iniciante de forma apropriada.
Agora deixa eu te contar um pouco de como eu faço em minha academia.
Primeiro meu potencial aluno precisa agendar uma aula experimental. Essa aula é individual e fora do horário das aulas de grupo.
Após essa aula convido meu aluno a se tornar um cliente de nossa escola (após essa aula introdutória a conversão é acima de 90%). Isso feito agendamos mais 2 aulas particulares para ele onde vamos poder com tranquilidade explicar os primeiros movimentos do Jiu Jitsu e deixa-lo seguro para ingressar no grupo de iniciantes propriamente dito.
Quando ele entra no grupo Iniciantes permanece lá por 60 aulas em um ambiente sem disputa onde aprende apenas as técnicas e conexões de movimento. Isso traz ao aluno iniciante um conforto no aprendizado além é claro de uma muito melhor compreensão das técnicas.
Essa foi a forma que encontrei para entregar um Jiu Jitsu de muito mais qualidade e para muito mais adeptos, como consequência aumentei drasticamente meu número de alunos e consigo impactar muito mais vidas através do Jiu Jitsu.
Afinal é por isso que fazemos o que fazemos não é mesmo?
Se você é professor sugiro que você pense a respeito e se você é aluno que procure sempre uma escola que tenha essa prática para que você possa ter uma das experiências mais legais da sua vida.
coloque o Jiu Jitsu na sua vida e #ENCAREUMFAIXABRANCA