A Importância da primeira aula de Jiu Jitsu

Se você começou a ler esse texto você pode ser um aluno interessado em aprender ou um professor interessado em ensinar, nos dois casos acho que seria importante você ler esse texto até o final.

Talvez uma dos maiores dificuldades para o Jiu Jitsu crescer e atingir mais pessoas seja o inicio do processo, levar uma pessoa a experimentar algo novo já é por si só uma tarefa dificil, manter essa pessoa praticando é um desafio ainda maior.

Nossa vida corrida e atribulada faz com que muitas vezes não tenhamos tempo para nos dedicar a nossa saúde e lazer, porém outro fator e ao qual quero me ater nesse texto é a má experiência que muitas vezes nosso Jiu Jitsu proporciona a seus iniciantes.

As academias que hojem estão no mercado e recebem novos alunos em sua maioria são lideradas por professores que aprenderam e se formaram na década de 90 onde o jiu Jitsu passava por um crescimento esportivo grande e onde a defesa pessoal foi colocada de lado.

A consequência disso foi que as academias se voltaram cada vez mais para a competição tornando assim o ambiente pouco amigável para um iniciante que tinha outro objetivo.

O resultado desse crescimento esportivo foi estranhamente o encolhimento do número de alunos das academias, quem queria competir era bem vindo e quem tinha outro objetivo era afastado.

As aulas perderam o sentido para os iniciantes.

Os professores só se sentiam valorizados ou reconhecidos quando produziam campeões nos torneios, esqueceram ou não entenderam que o reconhecimento do professor deve estar ligado ao impacto que ele cria na vida dos alunos, a competição é uma parte ínfima disso.

Há muitos anos atrás entendi que esse processo estava errado e comecei a me dedicar em como estruturar nossas aulas para privilegiar o faixa branca.

A primeira ação foi a de criar uma aula separada apenas para eles, sim parece óbvio mas não existia isso no Jiu Jitsu os alunos de diferentes níveis treinavamos todos juntos. Infelizmente isso ainda acontece bastante, em recente enquete em meu instagran 55% das pessoas responderam que não tem aula exclusiva para iniciantes na academia que elas treinam.

Na Alliance isso se tornou um diferencial e nossas academias começaram a crescer exponencialmente.

Desenvolvemos um método de ensino que cuida do aluno desde a primeira aula de forma que ele entenda todo o processo.

Separamos os níveis e treinamos nossos professores para que entreguem uma aula cada vez melhor aos iniciantes. Nosso método é revisitado e atualizado com frequência baseado nas melhores práticas em nossos academias ao redor do mundo.

Acabamos de lançar a atualização desse método só que dessa vez 100% online e aberta a todos os professores independente da escola que eles façam parte.

Junto com isso estamos lançando a hashtag #ENCAREUMFAIXABRANCA um movimento de conscientização de todos os professores e alunos da importância em se cuidar do iniciante de forma apropriada.

Agora deixa eu te contar um pouco de como eu faço em minha academia.

Primeiro meu potencial aluno precisa agendar uma aula experimental. Essa aula é individual e fora do horário das aulas de grupo.

 

Após essa aula convido meu aluno a se tornar um cliente de nossa escola (após essa aula introdutória a conversão é acima de 90%). Isso feito agendamos mais 2 aulas particulares para ele onde vamos poder com tranquilidade explicar os primeiros movimentos do Jiu Jitsu e deixa-lo seguro para ingressar no grupo de iniciantes propriamente dito.

Quando ele entra no grupo Iniciantes permanece lá por 60 aulas em um ambiente sem disputa onde aprende apenas as técnicas e conexões de movimento. Isso traz ao aluno iniciante um conforto no aprendizado além é claro de uma muito melhor compreensão das técnicas.

Essa foi a forma que encontrei para entregar um Jiu Jitsu de muito mais qualidade e para muito mais adeptos, como consequência aumentei drásticamente meu numero de alunos e consigo impactar muito mais vidas através do Jiu Jitsu.

Afinal é por isso que fazemos o que fazemos não é mesmo?

Se você é professor sugiro que você pense a respeito e se você é aluno que procure sempre uma escola que tenha essa prática para que você possa ter uma das experiências mais legais da sua vida.

coloque o Jiu Jitsu na sua vida e #ENCAREUMFAIXABRANCA

12 opiniões sobre “A Importância da primeira aula de Jiu Jitsu

  • 24 de maio de 2019 em 20:14
    Permalink

    Muito bom, a cada e-mail recebido aprimoro meus processos dentro da minha academia!!!
    Obrigado

    Resposta
  • 24 de maio de 2019 em 22:42
    Permalink

    Muito bom professor
    Bons ensinamentos ,sempre bom buscar mais conhecimentos e concordo com tudo que voce falou no texto …
    Estou aberto em aprender cada vez mais .
    Obrigado oss….

    Resposta
  • 24 de maio de 2019 em 22:58
    Permalink

    Muito legal, tenho muito interesse nisso…oss

    Resposta
  • 26 de maio de 2019 em 20:01
    Permalink

    Exelente artigo professor bom si todos podessem ter esse nivel de comhecimento oss.

    Resposta
  • 27 de maio de 2019 em 11:37
    Permalink

    Achei interessante, pois como foi abordado muitas chegam a começar a treinar e logo são atacado por pessoas mais experiente e logo se sentem frágeis, e nem pensam em voltar no próximo treino… Já presenciei faixa marron de 120kg dando mão de vaga e leglok em faixa branca de 70kg com três dias treino

    Resposta
  • 27 de maio de 2019 em 12:09
    Permalink

    Excelente a ideia também pessoas assim como vc

    Resposta
  • 27 de maio de 2019 em 12:15
    Permalink

    Sou aluno faixa branca e na Academia que eu pratico a “Arte Suave”, a Arks Jiu Jitsu, já estamos no uso de sua metodologia, eu já era aluno antes do uso no antigo formato e agora eu percebi que teve um aumento considerável de novos colegas de jiu.
    Nosso Mestre Nilsinho, criou uma atmosfera de família dentro da academia sem competições, onde aprender jiu-jitsu tornou-se uma atividade prazerosa e necessária em nosso estilo de vida. Sua metodologia junto com o trato com o ser humano de nosso Mestre somou totalmente de forma produtiva para darmos o passo ao próximo degrau dentro da academia e na mudança de nosso mindset na maneira como vemos o Jiu-jitsu.
    Obrigado Mestre Fábi Gurgel!
    Obrigado Mestre Nilsinho, pelos ensinamentos.

    Resposta
  • 27 de maio de 2019 em 13:04
    Permalink

    Espetacular 👍💪💪

    Resposta
  • 28 de maio de 2019 em 09:21
    Permalink

    Bom dia,

    Desejo que toda academia do mundo inteiro tenha este pensamento. Sou um faixa branca do ano de 2019 em um academia dos anos 90. Mas como dizem…é raiz! Aprendemos apanhando dos graduados assim ficamos mais “fortes” e a rotatividade dos faixas brancas é enorme. Um dia isso mudará creio eu! Parabéns e que essa mentalidade seja espalhada para todos os professores. Oss!

    Resposta
  • 29 de maio de 2019 em 13:20
    Permalink

    Muito bom o texto.

    Resposta
  • 29 de maio de 2019 em 22:54
    Permalink

    Professor parabéns excelente esinamento.

    Resposta
  • 30 de maio de 2019 em 14:53
    Permalink

    Concordo 100%.. sem método é como caminhar sem rumo.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.