Quantas pessoas praticam Jiu Jitsu?

Eu sou perguntado muito frequentemente sobre qual o tamanho do mercado do Jiu Jitsu, aliás eu fui perguntado sobre isso quando tinha 15 anos e meu pai me questionou sobre o que eu faria quando crescesse, uma vez que minha resposta foi enfática: Jiu Jitsu! a pergunta veio na sequência, e eu não sabia a resposta, embora tenha vivido e estudado esse mercado como poucos sempre me faltaram instrumentos para responder uma pergunta simples, quantas pessoas praticam Jiu Jitsu.

Meu amigo e grande reporter Marcelo Dunlop há anos cobrindo nosso esporte trouxe a resposta com dados oficiais para desvendar esse mistério e a partir de agora dar mais argumentos para os jovens que escolherem esse caminho.

Segue a matéria:

Todo leitor de GRACIEMAG, professor, atleta, vendedor de kimonos e organizador de eventos já fez ou escutou a pergunta um dia: afinal, quantos brasileiros praticam Jiu-Jitsu? E outros esportes de combate? As lutas seriam mesmo as atividades esportivas que mais crescem no país, como se diz muito por aí?

Pesquisa divulgada no fim de 2018, pelo Ministério da Saúde, indica que os esportes de combate estão de fato em alta. De acordo com os números de uma pesquisa anterior, divulgada em 2006, a procura por lutas e artes marciais aumentou 109%. Os esportes de combate, do Jiu-Jitsu à capoeira, só cresceram menos do que a corridinha e a caminhada, que tiveram um aumento de 194%.

De acordo com a pesquisa do governo, cerca de 5 milhões de brasileiros praticam lutas hoje. Mas quantos desses amarram a faixa no kimono e caem para dentro do tatame buscando montar e finalizar? Segundo outra pesquisa, mais abrangente, feita em 2013, pelo IBGE, o Jiu-Jitsu aparece mesmo como a luta mais popular no país.

 

Leia  a matéria completa publicada em GRACIEMAG 

Espero que gostem

Forte abraço

Fabio Gurgel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.