Estou escrevendo esse texto do alto dos meus 48 anos de idade, venho tentando e conseguindo me manter ativo fisicamente mas confesso que não tem sido fácil fazer atividade física após os 40.
Por isso decidi compartilhar com você esse texto.
Por influência de meus pais o esporte sempre esteve muito presente na minha vida.
Desde muito pequeno pratiquei todos os tipos de esporte e competi na maioria deles, joguei Vôlei, Futebol, Tênis, natação, etc…
Até que encontrei as artes marciais, iniciei aos 13 anos no karate e logo depois entrei no Jiu Jitsu para nunca mais sair.
Você deve estar pensando que falar de atividade física para mim é fácil porque eu sempre fiz esporte, e que não é seu caso, que você nunca foi esportista e por isso é muito mais difícil pra você.
Concordo em parte, de fato começar algo novo não é fácil e assusta porém por outro lado fazer esportes em alto nível por muito anos acarreta inúmeras lesões que com a idade vão se tornando um grande problema.
Não é raro vermos ex atletas assustadoramente fora de forma, não é mesmo?
Depois de 35 anos de pratica ininterrupta sendo 25 anos em alto nível hoje meu corpo reclama, preciso confessar que judiei dele, poucas vezes respeitei os limites pois a vitória justificava o sacrifício. Não me arrependo mas as vezes penso, se eu tivesse cuidado disso lá atrás…..não estaria com essa dor hoje. mas como diz o ditado a sabedoria só vem com o tempo e quando ela chega a juventude já se foi, rs.
Hoje pago o preço com lesões chatas de conviver e que me obrigam a algumas adaptações em meus treinos.
Esse é o ponto que quero chamar sua atenção, se você esta acima dos 40 seu corpo nã0 é mais o mesmo, e isso não pode ser desculpa para você não se cuidar.
Portanto seja você um antigo atleta ou um sedentário de carteirinha, uma coisa é fato precisamos fazer atividade física e não é uma coisa fácil.
Os benefícios a saude são conhecidos por todos e sabemos que precisamos começar (ou continuar) mas o dia a dia atribulado vai nos fazendo procrastinar deixando sempre para depois a decisão de começar algo.
Até que tomamos um susto com nossa saúde (sim isso vai acontecer) e ai passamos a correr atrás dela ao invés de procurar uma atividade que nos de prazer pois agora o problema se tornou urgente.
Eu vejo isso acontecer muitas vezes em novos alunos que chegam em minha academia ou até alunos antigos que pararam de treinar por longos períodos.
E se esse não é seu caso ainda não permita que isso aconteça com você.
Aqui vão algumas dicas:
- Não procure uma atividade solitária, envolva-se com o grupo, socializar também traz saúde e te ajuda para aqueles dias onde a preguiça e o cansaço forem mais fortes.
- Evite atividades de alto impacto.
- Se possível alterne diferentes atividades durante a semana tentando se manter sempre ativo.
- Uma atividade física todos os dias é um luxo para poucos mas só depende de você estar nesse grupo.
- A disciplina tão importante em outras areas da vida é testada nos pequenos esforços em nosso dia a dia, vencer os obstáculos da preguiça, de pequenas dores musculares, de cansaço, etc… nos torna mais forte e determinados, se beneficie disso.
Estar cercado de gente profissional também é muito importante, vou compartilhar com você os profissionais que me acompanham:
- Médico de performance: Dr Paulo Muzy na Clinica Performance com Saúde
- Fisioterapeuta: Tenho dois que gosto muito Thiago Takara do instituto Takara e Dra Tatiana Almeida
- Nutricionista: a minha é a Carolina Yamin
- Preparador físico, hoje eu treino com o Felipe Mariano
A dieta faz parte do treino e uma coisa ajuda a outra mas sem radicalismos, busque a constância ao invés da restrição.
O que sempre me motivou e me encantou na atividade que escolhi é o fato de estar sempre aprendendo algo, quando fazemos atividade física somente pelo fato da saúde ou da estética (nada contra as duas) isso não necessariamente nos dá prazer e a chance de desistirmos é maior.
Por isso sempre preferi os esportes.
Um forte abraço
Fabio Gurgel