6 DICAS DE ALIMENTAÇÃO INFALÍVEIS PARA NÃO GANHAR PESO NO FINAL DE SEMANA

 

 

Conversando com minha nutricionista Carol Yamin pedi a ela 6 dicas de alimentação infalíveis para começarmos bem a semana.

É muito comum eu sentir a Segunda feira pesada quando não dou atenção a minha alimentação durante os dias livres, leia com atenção e faça o teste você mesmo, vale muito a pena essas Dicas de alimentação. 

 

Durante a semana é comum que a correria nos impeça de cometer grandes exageros. E com uma alimentação razoavelmente saudável e balanceada e uma média de três a cinco treinos por semana é possível obter bons resultados.

Porém quando chega o final de semana e podemos sair da rotina, descansar e teoricamente “recarregar as baterias”, entramos em um comportamento compensatório que por muitas vezes acaba sendo completamente contrário ao que chamaríamos de “descanso”.

E não é comum que cheguemos na segunda feira, muitas vezes, mais cansados, pesados e sem energia.

Estas 6 dicas, apesar de simples, podem ser a chave para que você entenda os motivos deste comportamento, o porquê das consequências, e assim possa fazer suas escolhas mais consciente.

Dicas de alimentação 1. Evite restrições alimentares extremas durante a semana.

Toda dieta restritiva tem a tendência de gerar compulsões alimentares periódicas, e que normalmente se manifestam nos finais de semana pois são os momentos onde nos permitimos mais.

Dicas de alimentação 2. Não fique parado no final de semana.

Seu corpo é ativo, e está acostumado com os treinos e os hormônios que ele libera no seu corpo como adrenalina e serotonina.
Nos finais de semana mesmo que não treine, é importante que se movimente, caminhe e ative a circulação para evitar aquela sensação de moleza, apatia e prostração.

LEIA TAMBEM:

O que comer antes do treino

Dicas de alimentação 3. Dia do lixo, existe?

Particularmente não sou a favor de um dia específico para comer besteiras, pois isso gera o comportamento compensatório que abordamos no item 1, mas nos finais de semana é mais comum encontrar família e amigos, e comer é um habito social.

Sair e comer coisas diferentes com as pessoas que amamos é importantíssimo e não é necessário esperar o final de semana ou cometer exageros apenas por estar entre amigos.

Escolha lugares que gosta e que valham e pena, não coma por gula, saboreie a refeição e não coma mais do que o suficiente pensando em VOLTAR PARA A DIETA NA SEGUNDA.

 

Dicas de alimentação 4. Você só engorda se comer além do necessário.

Seguindo a linha do item 3, é importante pontuar que NÃO EXISTE NENHUM ALIMENTO QUE ENGORDE POR SÍ PRÓPRIO. Engordar é consequência do excesso de calorias.

Portanto se quiser comer pizza, hambúrguer, churrasco, bolo de aniversário ou brigadeiro, coma sem culpa, e principalmente sem exageros, pois este é o maior fator agravante para extrapolar nas calorias e de fato ganhar gordura.

Dicas de alimentação 5. Não belisque ou coma por tédio.

Quando a rotina nos consome é raro que fiquemos pensando em beliscar o tempo todo.

Mas nos finais de semana, quando depois de um almoço farto, bate um soninho e uma vontade de comer um doce, passado um tempo e sem nada para fazer passo na cozinha e pego mais um pedacinho da sobremesa do dia, depois mais uma pipoca amanteigada com um filme e assim vamos mastigando ao longo do dia.

Este habito de comer por tédio é muito comum nos dias de hoje, ainda mais pelo fato de não ser comum termos tempo para de verdade NÃO FAZER NADA.

Perceba-se quando estiver beliscando e evite, este habito tira completamente a percepção do cérebro de fome e saciedade e viramos literalmente MAQUINAS DE COMER.

Portanto, coma bem durante a refeição principal, sem restrições, e tente manter jejum até sentir fome novamente.

Dicas de alimentação 6. Pratique Mindfulness (Atenção Plena).

Muito dos excessos que cometemos no final de semana são gerados por pura ansiedade.

Se pararmos para pensar, será que aquele segundo prato era realmente necessário? Muitas vezes veremos que mal sentimos o sabor da comida enquanto comíamos somente pensando no momento de repetir.

A atenção plena nada mais é que aproveitar o momento para que ele seja assimilado pelo cérebro. Por isso evite comer e usar o celular ou ver televisão ao mesmo tempo. Coma com atenção.

 

 Mais textos de saúde

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *