COMO MONTAR UMA ACADEMIA DE JIU JITSU

 

 

E ai pessoal tudo bem? e ai será que já esta na hora de você saber como montar uma academia de jiu jitsu?

A gente vai falar disso hoje tenho recebido muitos questionamentos a esse respeito ainda mais agora com o Viver de jiu jitsu online as pessoas tem me perguntado bastante.

Respondo isso para vários atletas também que as vezes se destacam dentro do nosso esporte e acham que o caminho de se ter uma academia é um caminho natural e eu queria alertar que não é exatamente assim e é cada vez menos assim.

Hoje em dia é muito importante que a gente entenda, primeiro para ser um professor que a gente saiba de fato dar aula que a gente domine a matéria não basta apenas eu ser um bom atleta e  ser um bom executor do movimento o que pode me fazer ganhar vários campeonatos.

Isso não quer dizer que eu esteja preparado para ensinar porque as pessoas vão assimilar as técnicas de formas diferentes então você precisa como professor conhecer vários caminhos e não só aquele que você faz e que você gosta essa é basicamente a grande diferença de você apenas um atleta e de você ser um professor que é onde você consegue dar para o seu aluno diferentes caminhos independente de você usar aquilo para você ou não.

Então esse é um ponto, outro ponto é que além de ser um professor você precisa entender de gestão porque agora você esta partindo para um negócio de fato a gente tem aqui duas maneiras se você esta nesse ponto da sua vida de decidir se é a hora de você montar uma academia de jiu jitsu ou não eu queria fazer esse video especialmente para você.

Você tem dois caminhos básicos para seguir o primeiro e o mais rápido é você fazer um investimento e ai seja com seu dinheiro próprio ou na maioria das vezes com o dinheiro de um investidor mas de montar um negócio do zero que eu acho extremamente arriscado esse negócio do zero, ele exige que você faça uma pesquisa profunda de localização de renda per capta da região de interesse de jiu jitsu naquela região, de densidade enfim é difícil e ao mesmo tempo não é garantido, é muito arriscado ninguém tem essa resposta.

Outro dia me perguntaram, Fabio eu montando uma academia quantos alunos eu vou ter no primeiro mês? Essa é a pergunta de um milhão de dólares é claro que eu não sei ninguém sabe porque? depende de uma série de fatores e para você começar esse negócio do zero tudo vai ser um palpite, será que vai ter aluno? não sei. será que a região é boa? não sei. Tudo você vai ter que testar , já que você vai ter que testar será que não o seria mais inteligente você seguir outro caminho?

Um caminho onde você define a área que você quer e ai você vai atrás de um parceiro que já esteja estabelecido ou um clube ou uma academia ou alguém que tenha um espaço multi uso enfim qualquer que seja o espaço caiba o seu tatame para que você possa começar a dar aulas esta valendo.

Para que você possa testar a região realmente e saber se você vai ter a capacidade de realmente entregar uma boa aula e gerar interesse dos alunos de treinarem com você quando você faz isso e nesse momento, eu acho importantíssimo que você constitua a sua empresa se você estiver no Brasil que você tenha seu CNPJ se vc estiver nos EUA que você monte lá uma LLC, para que você possa começar a trabalhar e começar a existir fiscalmente.

Por que agora qual é relação que a gente vai buscar aqui? eu não estou indo buscar um emprego nem um salário porque isso me distancia do empreendedorismo o que eu quero agora é um parceiro para me ceder um espaço para que eu possa desenvolver meu trabalho e crescer ali.

Eu não quero ganhar hora aula eu quero entrar em uma academia que aceite trabalhar comigo em forma de percentual por exemplo onde ele ganhe junto comigo e eu para ele não vou ser custo nenhum porque eu vou ter a minha empresa prestando um serviço para empresa dele não existe vinculo empregatício não existe nada disso eu quero fazer aquele negócio crescer, quando eu faço dessa forma primeiro eu sou muito melhor absorvido por uma academia que já existe ou um clube e eu posso desenvolver meu trabalho com o objetivo único de ganhar uma carteira de alunos.

Se eu conseguir fazer isso com sucesso se eu conseguir no período vamos dizer de 2, 3 anos consolidar ali no local que eu escolhi uma turma de 150, 200 alunos, olha a diferença que agora vai ser se eu sentar na mesa para negociar com um possível investidor, lá atras era apenas um sonho de um apaixonado pelo jiu jitsu agora é uma realidade agora eu tenho aqui 150 alunos que me pagam vamos dizer 200 reais que me geram um faturamento de 30.000 reais.

Agora se eu precisar de um investidor para construir uma academia maior e melhor e se eu quiser ter esse parceiro eu já vou com esse base de negociação não existe risco para o dinheiro dele, eu vou montar um negócio obviamente com um potencial de crescimento mas eu já tenho um recorrência de 30.000 reais por mês que já me garante ai uma bela parte do custo  a gente vai entender e vai explicar para o nosso investidor que o nosso tipo de negócio tem que deixar na mesa 30% do seu faturamento e ai você consegue facilmente montar uma operação que seja confortável para o seu investidor.

Que ele possa recuperar o dinheiro dele e que você possa sentar na mesa em uma condição muito melhor de negociar e não simplesmente dar 50% da sociedade pelo dinheiro que ele esta colocando não que o dinheiro dele não valha, vale muito porque é necessário para sua expansão muitas vezes mas se a sua academia já gera lucro se a sua academia já vai entrar nesse novo lugar com 150 alunos onde o risco dele agora esta muito diminuído é natural que ele também tenha um percentual menor do negócio.

Ai você tem condição ou se não em um primeiro momento mas que ele vá sendo diminuído conforme você vai pagando o investimento dele e ai você consegue dar um salto de qualidade no seu negócio muito grande.

Mas essa sua escolha no começo do negócio de pegar um investidor de cara onde sem ter nenhum aluno é muito arriscado o risco de dar errado é muito grande e você pode perder inclusive o amigo que é esse investidor que adora jiu jitsu e que quer te ajudar e que quer ter um negócio de jiu jitsu mas que dificilmente vai para frente nesse modelo porque várias coisas podem dar errado ali.

Agora se você fizer o outro caminho que vai demorar um pouco mais de tempo mas esse tempo que esta demorando você esta sentindo testando todas as , sua metodologia a forma de dar aula contratar professor entender essa dinâmica entender o caminho do aluno quando você chegar na maturidade dessa turma e você tiver realmente esse ativo que são seus alunos embaixo de você realmente vai ter um negócio na sua mão.

Você vai escolher se você quer ter um investidor ou se você quer caminhar sozinho agora para um lugar seu para que você possa ter mais flexibilidade de horário e gerir o seu negócio sem interferência de ninguém.

Porque é obvio que quando você esta locando um espaço seja em um clube seja em uma academia seja em um espaço multi uso você vai ter que seguir as regras daquele lugar que invariavelmente vão te limitar então quando você tem seu próprio negócio você tem liberdade para fazer o que você quiser.

Quando eu vim para minha academia para o prédio que a gente esta hoje eu criei aqui milhares de horários eu sai aumentando horário aqui por que eu tinha liberdade total de fazer o que eu quisesse fazer então essa liberdade é muito boa.

É o que permite você realmente ter o crescimento mas se você chegar nesse ponto e precisar de um investidor você não vai ter dificuldade nenhuma de achar porque você vai ter um ativo então se dedique a construir a sua base de alunos antes de qualquer coisa não tente colocar a carroça na frente dos bois tente fazer o seu negócio ser sólido tente fazer o seu produto ser excepcional.

Tenho certeza que se lá na frente você tiver necessidade nunca te faltarão investidores por que seu negócio vai ser sólido e tenho certeza que com isso você vai facilmente VIVER DE JIU JITSU.

Espero que você tenha gostado dessa dica não esquece de deixar seu comentário aqui pra mim ou alguma sugestão de um tema que você queira que a gente debata aqui no Blog e é sempre um prazer compartilhar com você um pouco do meu conhecimento te vejo na próxima

Assine nosso canal

FG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *