5 dicas para começar.

5 dicas que todo interessado em Jiu-Jitsu deveria saber antes de procurar uma academia.

A iniciação ao jiu jitsu é a fase mais importante do aprendizado e também onde a maioria dos praticantes desiste, uns por acharem muito difícil entender os movimentos, outros por acharem o treino muito puxado e outros ainda infelizmente por lesão. Não deveria ser assim e não precisa ser, por isso escrevi essas dicas para que você possa ter uma das experiências mais legais da sua vida sem nenhum risco de se lesionar e ainda se divertindo bastante além é claro de aprender a mais eficiente forma de defesa pessoal que existe no mundo, o jiu jitsu brasileiro.

A primeira dica é verificar se a academia que você esta pesquisando é ligada a Confederação Brasileira de jiu jitsu (cbjj.com.br) assim como o professor responsável, isso não é garantia de um bom serviço mas é uma primeira peneira e fácil de averiguar.

Isso feito vamos entender um pouco mais de como serão suas aulas, pergunta fundamental, existe aula exclusiva para iniciantes? Se não houver as chances desse ser o lugar para você começar a praticar são muito pequenas, explico porque, uma aula não tem como ser boa para um aluno que pratica há um ano e para um iniciante de uma semana, o que vai acontecer é que o professor vai te “jogar” no meio do treino muito antes do que você estaria preparado.

As vezes acontece de a aula ser exclusiva para faixas brancas mas ainda não ser o lugar ideal, acredito ser importante perguntar ao professor em quanto tempo você estaria apto a “rolar” ou seja fazer o treino de luta propriamente dito, se esse tempo for algumas aulas apenas, continue procurando esse não é o lugar, você vai ser colocado para treinar em breve com outros faixas brancas novatos e que não tem conhecimento técnico, é nessa situação que as lesões são mais comuns.

A academia possui um sistema de aulas a ser seguido? Essa talvez seja a maior dificuldade que você terá em encontrar, porém entendo ser também bastante importante, sem um plano de aula o professor tende a ensinar as técnicas que ele mais gosta negligenciando o fator mais importante que é o que o aluno precisa aprender naquele momento, nesse modelo dificilmente os fundamentos  serão bem ensinados o que pode comprometer todo seu aprendizado.

A ultima não é uma regra (existem boas academias sem nenhuma filiação) porém um fator de segurança, procurar uma academia licenciada de alguma escola renomada no jiu jitsu aumenta a chance de você conseguir preencher os tópicos acima.

Espero que as dicas tenham sido uteis e desejo a você uma ótima e longa jornada no jiu jitsu!

Fabio Gurgel

CompartilharShare on Facebook54Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

2 opiniões sobre “5 dicas para começar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *